No post anterior listamos 5 dos 10 Principais
Erros dos Empreendedores no Pitch (post anterior aqui) agora vamos continuar a lista dos outros 5
erros faltantes:
Erro
6: Não atualizar o pitch
Uma coisa que eu posso garantir é que sua startup
vai mudar! Dessa forma, é necessário que você continuamente atualize o pitch,
além disso, ao fazer diversos pitchs, você vai descobrindo o que as pessoas
entendem ou não, o que funciona melhor para um tipo de pessoa e tal.
O importante não é que você entenda o seu pitch,
mas que as pessoas entendam, por isso você ainda vai ter que mudar muito ele.
De tempos em tempos, reveja seu pitch e incorpore
mudanças na startup e aprendizados que você teve.
Erro
7: Não praticar dezenas de vezes
Fazer um bom pitch é muito mais do que apenas
elaborar uma boa apresentação no Power Point, é como se fosse um show, você
precisa ensaiar a sua performance.
Você não precisa ser um ator global para fazer um
bom pitch, mas você irá precisar praticar e praticar para ficar cada vez mais
natural e cada vez melhor. Não gosta de falar em público? Acredite em mim, você
não está sozinho, se expor e fazer o pitch em eventos e competições vai te
deixar cada vez mais tranquilo para isso, no começo não tem jeito, vai ter o
frio na barriga mesmo.
Lembre-se que até mesmo o Steve Jobs ensaiava
dezenas de vezes suas apresentações para ver se tudo iria correr bem. Não tem
segredo, aqui a prática leva a perfeição.
Erro
8: Muito texto nas apresentações
Falamos sobre isso neste post: Sua apresentação de Powerpoint nunca mais vai ser a mesma
Você é a apresentação, os slides são apenas um
backup, um suporte para ajudar você a passar a sua mensagem. Dessa forma,
coloque apenas os pontos essenciais nos slides, use imagens (elas valem mais do
que 1000 palavras), faça as pessoas prestarem atenção em você e só olharem os
slides quando for necessário.
Erro
9: Não atingir todo mundo da platéia
Você já deve ter ouvido falar que existem 3 tipos
de pessoas, as visuais, as auditivas e as cinestésicas. Dessa forma você
precisa conseguir chamar a atenção de todas elas, pois sempre existiram os 3
tipos na sua platéia.
Visuais, para essas pessoas, estímulos visuais são
muito importantes. Use imagens, gráficos ou vídeos para chamar a atenção delas
na apresentação. Cuidado para não usar roupas ou equipamentos muito chamativos
para não distraí-los da sua apresentação.
Auditivas, para essas pessoas o modo como você fala
faz toda a diferença, é necessário falar de forma clara. A entonação e ritmo
são coisas extremamente importante para eles (não apenas mas principalmente),
apresentações monotónicas e sem pausas enfáticas vai deixar essas pessoas
entediadas. Busque fazer pausas e usar a entonação para dar ênfase em pontos
relevantes.
Cinestésicas, essas pessoas prestam muita atenção a
estímulos de movimento. Se você ficar se movimentando para um lado e para o
outro, vai distrair essas pessoas ou até deixá-las incomodadas. Porém se você
ficar parado pode não conseguir chamar a atenção delas. Dessa forma, é
necessário que se balancei, o movimento irá manté-los atentos, usar a mão para
fazer gestos e inclinação do corpo são formas de dar ênfase e chamar a atenção
desse tipo.
Erro
10: Não conhecer sua plateia
Se você vai fazer uma apresentação e não sabe quem
será sua plateia, você perderá uma excelente oportunidade de conseguir atrair a
atenção dela fazendo apenas pequenas modificações, ou pior, poderá falar coisas
que não sejam relevantes para aquele público.
Por exemplo, se sua plateia é de investidores do
Vale do Silício, é importante você reforçar porque o Brasil é uma excelente
oportunidade para eles. Ou se ela é de investidores focado no mercado que sua
startup atua, talvez seja interessante se aprofundar em algum tema para mostrar
que conhece do mercado.
Outra coisa, se a plateia é de investidores sêniores
(mais velhos) poderá ser necessário aumentar o tamanho da letra. Como uma regra
de dedos, Guy Kawasaki (autor do livro A Arte do Começo) fala para pegar a idade da pessoa mais velha
da plateia e dividir por dois para ter o tamanho da letra que você deve
utilizar.
Considerações finais: Agora espero que vocês vejam
com outros olhos o pitch e que se esforcem mais para aumentarmos o nível dos
pitchs aqui no Brasil. Um bom pitch não garante um investimento, mas é um bom
primeiro passo para isso.
Texto originalmente publicado em Startup Biz Model - Modelos de Negócio
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