A
atitude empreendedora vai além da abertura de um negócio: o importante é criar
algo diferente e com valor para a sociedade
Por
Marcos Hashimoto - 01/09/2014
Qualquer
pesquisa básica sobre o conceito de empreendedorismo vai trazer uma grande
variedade de definições, a maioria relacionada com negócios. Com tudo empreender
é mais do que criar novos negócios. Segundo Marcos Hashimoto:
“Empreender é ter autonomia para usar as melhores competências
para criar algo diferente e com valor, com comprometimento, pela dedicação de
tempo e esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, físicos e
sociais.”
Esta definição fala muito sobre quem é o empreendedor. Uma
atividade ou iniciativa de natureza empreendedora precisa ter por trás uma
pessoa, ou um grupo de pessoas, com perfil empreendedor. E o que é esse perfil?
Note que “usar as melhores competências” significa que o empreendedor não
possui, necessariamente, todas as competências pessoais para construir um
negócio bem-sucedido. (...)
A verdade é que não existe um perfil empreendedor. O que existe
são diferentes perfis, cada um complementando as restrições que o outro possui
– é o que acontece com um sócio, por exemplo. Assim, o que vale não é deter
todas as competências, e sim usar bem as que você possui, para que estas se
transformem no seu diferencial.
Outros aspectos que estão sempre presentes em definições de
empreendedorismo são:

Não existe empreendedor que não exerça sua autonomia para tomar as decisões relacionadas com o seu negócio. A autonomia é a capacidade de assumir a responsabilidade pelas suas decisões, a independência na definição do seu caminho, a liberdade de constituir suas próprias regras e paradigmas na construção do negócio.
Dedicação
Não existe empreendedorismo sem uma dose de comprometimento e determinação. Essas características, presentes em todos os empreendedores, estão fundamentadas na crença que ele tem no que faz. O prazer de se dedicar a esta atividade, aliada ao otimismo sobre o seu futuro, é que alimentam a perseverança e automotivação do empreendedor, fazendo com que ele tenha a disposição e a energia para se levantar a cada tropeço e enfrentar os desafios com alegria e engajamento.

Também não existe empreendedorismo sem que o empreendedor assuma algum tipo de risco. Risco é a possibilidade de alguma coisa dar errada, inerente ao processo empreendedor. Muitos fundadores bem-sucedidos creditam o seu aprendizado e a sua evolução à sua capacidade de assumir riscos, de aprender com os erros, de perseverar a cada fracasso.
Valor
Existem vários tipos de valores que o empreendedorismo gera: o valor econômico-financeiro, que pode ser traduzido por ‘lucro’; o valor intraempreendedor, quando se cria valor para o seu próprio empregador; ou o valor social, quando se gera algum impacto na sociedade ou no ambiente.
Diferenciação
Não existe empreendedorismo sem a ousadia e coragem de
experimentar algo diferente do que existia antes. Inovação e criatividade são
duas palavras que estão sempre presentes em definições de empreendedorismo. Ser
diferente no produto, nas suas funcionalidades, na forma de enfrentar o
concorrente, em estruturas de logística e distribuição, no posicionamento no
mercado e seus nichos ou em processos internos são apenas algumas das
abordagens de natureza inovadora que refletem os valores do empreendedor.
Existem vários tipos de valores que o empreendedorismo gera: o valor econômico-financeiro, que pode ser traduzido por ‘lucro’; o valor intraempreendedor, quando se cria valor para o seu próprio empregador; ou o valor social, quando se gera algum impacto na sociedade ou no ambiente.
Diferenciação

Com esta definição, ampliamos o conceito de empreendedorismo
para além do negócio próprio. Este é apenas mais uma das formas de criar valor
para a sociedade. Mas o comportamento ou atitude empreendedora está em todos os
lugares - na dona-de-casa, no porteiro do seu prédio, na faxineira da empresa,
no executivo aposentado, na adolescente que se engaja em uma causa social.
Qualquer pessoa, independentemente de credo, raça, idade, gênero, vocação,
posição social e financeira, pode ter espírito empreendedor, sem
necessariamente começar seu próprio negócio.
Este artigo foi originalmente publicado em Pequenas
Empresas & Grandes Negócios.
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