
Ou seja, o Elevator Pitch, ou apenas
pitch como é mais chamado, é uma apresentação de poucos minutos que
apresenta de forma concisa a startup de um empreendedor.
Seguem abaixo os principais erros dos empreendedores no pitch:
Erro 1: Achar que com apenas um bom pitch você irá
conseguir levantar capital
A cena idealizada de pegar um elevador com um
investidor e durante o tempo de subida (ou descida) do elevador fazer o pitch e
chegar no andar já apertando a mão do investidor fechando um investimento é
nada mais do que folclórica (talvez até tenha acontecido uma vez ou outra, mas
não espere que isso aconteça com você).
O objetivo do pitch é gerar o interesse no
investidor para que você consiga chegar no próximo passo, provavelmente uma reunião
mais detalhada, onde você precisará mostrar com detalhes o que você fez, está
fazendo e fará.
Lembre-se, levantar capital é como um namoro, pode
até rolar aquele clima no primeiro encontro, porém ninguém vai pedir o outro em
casamento naquele momento.
Erro 2: Não investir tempo para fazer um bom pitch
O pitch é uma ferramenta importante para o
empreendedor por dois motivos. Primeiro, por ele ser bem conciso, é necessário
pensar com cuidado quais são os pontos essenciais do negócio, o que faz com que
você conheça mais e melhor sobre sua startup. O pitch é a forma como você usará
para chamar a atenção de potenciais investidores e parceiros.
Lembre-se, investidores veem e ouvem dezenas, às
vezes centenas de pitchs por semana, mesmo que você tenha um negócio bom, você
precisa se destacar para finalmente conseguir mostrar com detalhes sua startup.
Erro 3: Não responder as 5 dúvidas principais dos
investidores no pitch
Empreendedor adora falar das características do seu
produto, porém isso não é o mais importante para os investidores, eles querem as respostas para as seguintes 5 dúvidas quando veem um pitch:
- O problema solucionado é um problema que vale a pena resolver?
- A solução é bem melhor do que as atuais?
- Existe realmente uma boa oportunidade de mercado?
- Já tem alguma validação do mercado? Já tem tração?
- Porque essa é a melhor equipe para fazer essa startup?
Erro 4: Não conseguir chamar a atenção dos
investidores nos 30 primeiros segundos

Dessa forma não comece falando quem é você (a
menos que você seja um cara foda) ou contando uma história longa e chata
sobre como você conheceu sua equipe, ou coisa parecida.
Você tem 30 segundos para chamar a atenção do
investidor, não desperdice essa chance.
Erro 5: Não estar com o pitch sempre
preparado

Ou você acha que o Dave Mcclure vai te mandar um
email avisando com uma semana de antecedência que vai te encontrar na rua ou
num evento?
Se você não estiver preparado para falar da sua
startup, vai passar a imagem de não conhecer o seu próprio negócio, não
queremos isso, certo?
Continua no próximo post...
Texto originalmente publicado em Startup Biz Model - Modelos de Negócio
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