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sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Principais Erros dos Empreendedores no Pitch: Parte 1

Logo quando você entra no mundo das startups você ouve falar desse tal Elevator Pitch. Esse termo veio do tempo que os empreendedores tinham para falar com um investidor quando o encontravam num elevador e, como o tempo era curto, eles precisavam fazer uma descrição concisa da sua startup.

Ou seja, o Elevator Pitch, ou apenas pitch como é mais chamado, é uma  apresentação de poucos minutos que apresenta de forma concisa a startup de um empreendedor.

Seguem abaixo os principais erros dos empreendedores no pitch:

Erro 1: Achar que com apenas um bom pitch você irá conseguir levantar capital
A cena idealizada de pegar um elevador com um investidor e durante o tempo de subida (ou descida) do elevador fazer o pitch e chegar no andar já apertando a mão do investidor fechando um investimento é nada mais do que folclórica (talvez até tenha acontecido uma vez ou outra, mas não espere que isso aconteça com você).



O objetivo do pitch é gerar o interesse no investidor para que você consiga chegar no próximo passo, provavelmente uma reunião mais detalhada, onde você precisará mostrar com detalhes o que você fez, está fazendo e fará.
Lembre-se, levantar capital é como um namoro, pode até rolar aquele clima no primeiro encontro, porém ninguém vai pedir o outro em casamento naquele momento.

Erro 2: Não investir tempo para fazer um bom pitch
O pitch é uma ferramenta importante para o empreendedor por dois motivos. Primeiro, por ele ser bem conciso, é necessário pensar com cuidado quais são os pontos essenciais do negócio, o que faz com que você conheça mais e melhor sobre sua startup. O pitch é a forma como você usará para chamar a atenção de potenciais investidores e parceiros.
Lembre-se, investidores veem e ouvem dezenas, às vezes centenas de pitchs por semana, mesmo que você tenha um negócio bom, você precisa se destacar para finalmente conseguir mostrar com detalhes sua startup.

Erro 3: Não responder as 5 dúvidas principais dos investidores no pitch
Empreendedor adora falar das características do seu produto, porém isso não é o mais importante para os investidores, eles querem as respostas para as seguintes 5 dúvidas quando veem um pitch:
  •   O problema solucionado é um problema que vale a pena resolver?
  •   A solução é bem melhor do que as atuais?
  •   Existe realmente uma boa oportunidade de mercado?
  •   Já tem alguma validação do mercado? Já tem tração?
  •   Porque essa é a melhor equipe para fazer essa startup?


Erro 4: Não conseguir chamar a atenção dos investidores nos 30 primeiros segundos
De novo, investidores veem muitos pitchs todos os dias e isso faz com que eles queiram ir direto e descobrir se vale a pena prestar a atenção nesse pitch ou é melhor responder emails no celular.
Dessa forma não comece falando quem é você (a menos que você seja um cara foda) ou contando uma história longa e chata sobre como você conheceu sua equipe, ou coisa parecida.
Você tem 30 segundos para chamar a atenção do investidor, não desperdice essa chance.

Erro 5: Não estar com o pitch sempre preparado 
Um empreendedor é que nem um vendedor, precisa estar sempre pronto para vender (apresentar bem) o seu negócio. Oportunidades não esperam você estar preparado, é necessário que você sempre esteja preparado para não perdê-la.
Ou você acha que o Dave Mcclure vai te mandar um email avisando com uma semana de antecedência que vai te encontrar na rua ou num evento?

Se você não estiver preparado para falar da sua startup, vai passar a imagem de não conhecer o seu próprio negócio, não queremos isso, certo?

Continua no próximo post...
Texto originalmente publicado em Startup Biz Model - Modelos de Negócio

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