Confira algumas
dicas para conseguir passar sua mensagem por meio de slides sem entediar ou
confundir ninguém
A apresentação de
PowerPoint é um momento decisivo na vida de alguém que pretende passar uma
mensagem para uma pessoa ou um grupo de pessoas. Ou se faz isso com sucesso, ou
não.
Mas o que
diferencia uma apresentação boa de uma ruim? Segue abaixo algumas dicas para
quem quer se fazer entender em apresentações de slides. Confira.
1. Seja clean
Usar os temas de
slides incluídos em seu software de apresentações é o fim. Eles são muito
usados, entediantes e geralmente feios. Crie apresentações mais limpas, começando
com uma introdução simples e construindo a partir daí.
2. Separe os
tópicos
Nada é pior do que tópicos
tumultuados e confusos. Ninguém vai se lembrar de dez tópicos em um slide, mas
eles vão se lembrar de dez slides atraentes. Use cada slide para acrescentar um
ponto em sua história. Tente compartilhar uma ideia por slide.
3. Apenas uma imagem
Imagens ajudam a tornar a sua
apresentação mais visual, mas não se empolgue demais em um único slide. É uma
apresentação, não um álbum de fotos. Limite o design do slide a uma única
imagem com pouco ou nenhum texto.
4. Use elementos visuais para
aumentar o apelo emocional
Os elementos visuais ajudam a transmitir
corretamente a sua ideia; eles auxiliam na compreensão e retenção da
mensagem além de produzir uma resposta emocional e aumenta o impacto da
apresentação. Use recursos visuais poderosos para sustentar o seu ponto de
vista.
5. Não use mais do que 6 linhas de texto.
Inserir muita informação em um slide irá minar completamente o seu objetivo. Lembre-se: O público muitas vezes tem de processar tudo o que você diz, enquanto leem o slide.
6. As Fontes devem estar no tamanho adequado
Ao dimensionar suas fontes, tenha
em mente que o texto deve ser grande o suficiente para ser lido pela pessoa no
fundo da sala.
7. Crie um contraste entre o texto e o fundo
Se sua imagem de fundo apresenta
variação de cores, uma parte do seu texto pode não ser legível. Nesse caso, um elegante contraste entre o texto e a
imagem pode trazer de volta a legibilidade ao adicionar interesse visual.
8. Não
use mais de 5 cores
Um conjunto de cores harmonioso
pode facilmente melhorar a aparência de toda a sua apresentação. Não há necessidade de gradientes complexos ou texturas
aqui; você pode obter excelentes
resultados apenas com as cores certas. Use uma ferramenta como o Adobe Kuler para escolher bem as cores a serem utilizadas.
9. Para
chamar a atenção
Use uma cor para enfatizar pontos
importantes em seu texto. No entanto,
certifique-se de não exagerar.
Este artigo foi publicado
originalmente no Visage.co
Nenhum comentário:
Postar um comentário