Ao iniciar uma startup são necessárias quantias generosas de
coragem, paixão, criatividade e ousadia. Isso tudo sem falar na disposição para
lidar com questões burocráticas e financeiras. O modelo de negócios inovador é
só o começo. Ele precisa também ter grande potencial de crescimento para ser
considerado escalável.
Mas o que é escalabilidade?
Em outras palavras, um modelo de negócios
escalável é aquele que possui capacidade de aumentar seu faturamento sem
precisar elevar proporcionalmente seus custos – com produção, escritório,
mão-de-obra, etc. Ou seja, as despesas não crescem na mesma proporção das
receitas.
Para que serve a escalabilidade
Compreender o nível de escalabilidade do seu
negócio é essencial para saber qual seu potencial junto ao mercado e também
para entender como e onde seu modelo poderia falhar. Além do mais, esse é um
dos primeiros pontos vistos por um investidor anjo ao avaliar seu potencial
interesse no modelo de negócios de uma startup.
Como ser escalável
Antes mesmo de buscar escalar, a startup deve
encontrar o chamado product/market fit, ou seja: identificar uma
necessidade no mercado e lançar nele um produto que venha supri-las. Apenas
após este momento deve-se buscar a escalabilidade. Tentar escalar antes disso
irá resultar apenas em gastos desnecessários e até mesmo em uma morte precoce
da startup. Inclusive, a busca precoce por escalabilidade responde por muitos
fins prematuros no mundo dos negócios em geral.
Tendo um produto que se identifique com uma
necessidade do mercado, o empreendedor pode buscar escalabilidade ampliando as
fronteiras em que se encontram seu canais de vendas – inclusive buscando
parcerias na América Latina e em outros continentes. Tudo isso mantendo
compactos os gastos com escritório, quadro de funcionários, fornecedores, entre
outros.
Por que ter escalabilidade
A presença da escalabilidade na sua empresa
dá a garantia de que ela funcione com sucesso enquanto se desenvolve. Significa
que sua empresa pode ser expandida potencialmente sem limites – e isso é um
grande fator para avaliar aonde sua empresa pode chegar.
Em resumo, um negócio é escalável quando
possui três características:
1. É
ensinável
Se o processo de produção de sua startup – e
todas as suas atividades internas – além de específico, é ensinável para
qualquer outro funcionário, isso é um sinal de escalabilidade. Essa
maleabilidade permite que o modelo de negócio se expanda conforme o
planejamento do negócio.
2. É valioso
Encontrar algo de valor que não é medido
em commodities e operar com ele é outro sinal de
escalabilidade. Isso acontece porque o conhecimento único, somado à falta de
especializações ao redor desse assunto, agrega ainda mais valor ao produto da
startup por sua exclusividade.
3. É
repetível
Se o processo é repetível e gera receita
recorrente, essa é outra prova de escalabilidade do negócio. Um modelo de
produção que funciona e pode ser ampliável indica que há mercado e áreas para
expansão da startup.
Conclusão
Conclusão
O termo escalabilidade vem
ganhando evidência paralelamente ao avanço dos ecossistemas para startups,
principalmente por ser fator fundamental para o funcionamento do modelo de
negócio. Apesar de necessária, a busca por um negócio escalável não deve ser
apressada. Mais do que isso, deve-se aplicar a ela todos os cuidados empregados
em outros pontos vitais para a existência da startup.
Este
artigo foi publicado originalmente no bizstart.com.br
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