Líderes devem buscar objetivos claros, uma maneira de
manter as pessoas motivadas e de atuar na prática como exemplo. Liderar
significa olhar o futuro, enxergando possibilidades, tomando decisões com
lucidez e discernimento, inspirando pessoas para construir uma nova realidade
considerando o melhor de cada colaborador. É um exercício diário que busca
conectar os desejos do mercado com aquilo que a organização pode entregar. Além
disso, é preciso adaptar o estilo de liderança ao contexto, atuando de forma
flexível conforme a situação requer no momento.
Se perguntarmos para a maioria das pessoas “o que” elas
fazem, elas responderão com facilidade, se perguntarmos “como” elas fazem isso,
algumas terão maior dificuldade de responder, mas se perguntarmos “porque” elas
fazem o que fazem, a maioria terá muita dificuldade de responder, isso se
conseguirem. Líderes sabem muito bem o “porque”, o propósito, a visão e partem
daí para identificar o que precisa ser feito e como deve ser feito, usando os
recursos da melhor forma possível e selecionando os talentos ideais para
execução das tarefas.
Os 5 níveis de liderança
Jim
Collins identificou 5 níveis de Liderança em empresas destacadas pelo
desempenho e comentou no livro “Good to Great – empresas feitas para vencer”:
·
Líder
nível 5 – que constrói grandeza duradoura através de uma combinação paradoxal
de humildade pessoal e vontade profissional inabalável de fazer o que precisa
ser feito buscando a excelência.
·
Líder
Efetivo (nível 4) – que catalisa comprometimentos para perseguir vigorosamente
uma visão clara e forte; e estimula o time para obter altos padrões de
desempenho.
·
Gerente
competente (nível 3) – que organiza pessoas e recursos de forma eficaz e
eficiente para atingir os objetivos.
·
Colaborador
Importante em uma equipe (nível 3) – que contribui para alcançar os objetivos
do grupo, trabalhando efetivamente com os outros.
·
Indivíduo
altamente capacitado (nível 1) – faz contribuições produtivas através de talento,
conhecimento, habilidades, atitude e bom comportamento.
Aqui
podemos ver que existem atributos de liderança em diversos níveis e que podem
ser considerados por colaboradores de quaisquer empresas e em quaisquer cargos,
pois liderança é uma escolha e está mais conectada a um modo de ser e agir do
que a um cargo específico ou posição.
Os líderes precisam estar “antenados”
com:
·
Novas
metodologias e ferramentas de gestão;
·
Questões
sociais – como o comportamento das novas gerações (nativos digitais),
sustentabilidade e aumento da expectativa de vida;
·
Novas
tecnologias – que facilitam o acesso à informação, a automação (maquinas e
sistemas inteligentes), a mobilidade e a comunicação;
·
Tendências
– já adotadas por diversas empresas, como a do trabalho remoto que reduz custos
de espaço e infraestrutura à empresa, reduz o tempo gasto no trânsito pelo
trabalhador e concede mais flexibilidade e qualidade de vida ao mesmo;
·
Globalização
– que gera oportunidades em outros mercados, mas que exige adaptações culturais;
·
E
outras.
Um exemplo da força
de uma visão compartilhada por um líder é o que nos apresenta o filme
“Coração Valente”, onde William Wallace, interpretado por Mel Gibson:
·
Aprendeu
a visão: liberdade para a Escócia, como nação e para os escoceses, como
indivíduos.
·
Visualizou
o que precisava ser feito: afastar / derrotar os senhores ingleses da Escócia.
·
Desenvolveu
comprometimento: incitou e excitou seu povo a lutar pela visão.
E,
em função da visão e da atuação do líder, a Escócia se torna livre das amarras
da Inglaterra, em 1313.
Mapa Mental por Grando, 2008.
Liderança Gerencial –
Competências chave com as Zonas positivas e negativas.
Inovador
+ criativo inteligente (vislumbra mudança)
- sem realismo, pouco
prático (desperdiça energia)
·
Convívio
com a mudança
·
Pensamento
criativo
·
Gerenciamento
da mudança
Negociador
+ foco em recursos, astuto politicamente (levanta
recursos)
- oportunista, excessivamente ambicioso (rompe a
continuidade)
·
Construção
e obtenção de uma base de poder
·
Negociação
de acordos e compromissos
·
Apresentação
de ideias
Produtor
+ foco em tarefas (deflagra a ação)
- desempenho exacerbado, individualista (destrói a
coesão)
·
Trabalho
produtivo
·
Fomento
de um ambiente de trabalho produtivo
·
Gerenciamento
do tempo e do estresse
Diretor
+ decisivo, diretivo (proporciona estrutura)
- pouco receptivo,
insensível (ofende os indivíduos)
·
Desenvolvimento
e comunicação de uma visão
·
Estabelecimento
de metas e objetivos
·
Planejamento
e organização
Mentor
+ solícito, simpático (demonstra consideração)
- coração mole, permissivo (abdica da autoridade)
·
Compreensão
de si mesmo e dos outros
·
Comunicação
eficaz
·
Desenvolvimento
dos colaboradores
Facilitador
+ foco em processos (facilita a interação)
- excessivamente democrático, demasiadamente participativo
(retarda a produção)
·
Construção
de equipes
·
Uso
do processo decisório participativo
·
Administração
de conflitos
Monitor
+ competente tecnicamente, bem preparado (coleta
informações)
- sem imaginação, tedioso (negligência possibilidades)
·
Monitoramento
do desempenho individual
·
Gerenciamento
do desempenho e processos coletivos
·
Análise
de informações com pensamento crítico
Coordenador
+ digno de crédito e confiança (mantém estrutura)
- cético, sínico (sufoca o progresso)
· Gerenciamento de projetos
· Planejamento do trabalho
· Gerenciamento multidisciplinar
Por Nei Grando em 11/09/14 no Blog do Nei
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