As ferramentas são voltadas para micro
e pequenos empresários e algumas são gratuitas
De acordo com dados do Google,
cerca de 85% das micro e pequenas empresas brasileiras
não possuem site. Falta de tempo e de
conhecimento são algumas das principais razões para que empreendedores não
adotem estratégias online. Veja algumas ferramentas do Google que podem ajudar
na gestão da sua pequena empresa.
Google Maps
Uma das principais vantagens de ter a página da sua
empresa no Google Maps é de que os seus clientes
poderão ver informações como endereço, horário de atendimento, mesmo que você
não tenha um site. O Maps tem a sua base de dados e se o seu negócio já está no
mapa, você pode reivindicar o seu local. Para aparecer no mapa, o empreendedor
precisa confirmar a localização do seu negócio por meio de um código de
verificação. O código é enviado por meio de um cartão postal ou informado por meio de uma ligação no telefone
comercial da empresa. O tempo de entrega do código varia e não há um prazo
determinado.
Google Maps
Uma das principais vantagens de ter a página da sua
empresa no Google Maps é de que os seus clientes
poderão ver informações como endereço, horário de atendimento, mesmo que você
não tenha um site. O Maps tem a sua base de dados e se o seu negócio já está no
mapa, você pode reivindicar o seu local. Para aparecer no mapa, o empreendedor
precisa confirmar a localização do seu negócio por meio de um código de
verificação. O código é enviado por meio de um cartão postal ou informado por meio de uma ligação no telefone
comercial da empresa. O tempo de entrega do código varia e não há um prazo
determinado.
Google Adwords
Por meio dessa
ferramenta, o pequeno empresário pode criar seus próprios anúncios e escolher
as palavras-chave relacionadas à sua empresa. É possível também segmentar as
propagandas para que elas sejam exibidas para as pessoas que estiverem
pesquisando em determinada região, por exemplo. Nesse formato, o anunciante só
paga quando um usuário clica no anúncio e é possível controlar o orçamento
diário. O pagamento pode ser feito antes ou após a
exibição das propagandas. Existe a versão simplificada da ferramenta, o Google AdWords Express.
Para criar a página do seu negócio, o
primeiro passo é criar um perfil pessoal no Google+. Por meio da rede social o
empreendedor poderá compartilhar novidades, promoções e responder dúvidas de
clientes de maneira rápida e gratuita. Além disso, o Google+ também
permite que o empresário faça videoconferências por meio do Hangout.
A ferramenta reúne versões de
vários produtos do Google que podem ser personalizados de acordo com a sua
empresa. Gmail, agenda, drive e docs são alguns exemplos. Todas as informações
estão na nuvem e isso é uma vantagem para quem tem funcionários em diversos
locais diferentes. O uso da ferramenta é gratuito por 30 dias e após esse
período custa 5 dólares por conta de usuário por mês.
Google Analytics
A melhor maneira de verificar se o seu
site está no caminho correto é monitorando os resultados. Informações como
número de visitas e como é o comportamento e o perfil dos usuários são
essenciais para que o empresário avalie se precisa fazer ajustes. O Analytics pode
ser vinculado ao Adwords e o empreendedor poderá acompanhar o ciclo de
interação que seu usuário tem com os anúncios, por exemplo. Dependendo do volume de acessos do seu
site, é preciso pagar pela ferramenta.
No YouTube, o empreendedor pode
criar um canal de vídeo para divulgar a sua empresa. Dessa maneira, ele poderá
postar vídeos com ofertas, descrições de produtos, dicas de uso ou até mesmo de
eventos. Uma das principais vantagens é poder se aproximar do seu consumidor e
alcançar outros potenciais clientes. A página do Google+ pode ser vinculada com
a conta do YouTube.
Google Meu
Negócio
A ferramenta Google Meu Negócio
foi lançada no começo do mês com o objetivo de democratizar a
presença online dos pequenos negócios. Para se cadastrar, é preciso informar o
nome da empresa, endereço, CEP, telefone e horário de funcionamento. A plataforma
é gratuita e pode ser acessa por meio do desktop ou smartphone, no sistema
Android ou iOS.
Toda terça, quarta e quinta-feira, às
16 horas, o Google oferece o Hangouts educativos ao vivo, que são
treinamentos voltados para a criação e gerenciamento de campanhas online.
Também há vídeos gratuitos com dicas para gerar mais cliques, como usar o
Google+ a favor do seu negócio, entre outros. Além disso, a ferramenta pode ser
usada para que o empresário se comunique em massa com os seguidores da sua
página ao ser vinculada com o YouTube.
Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/veja-7-ferramentas-do-google-para-a-sua-pequena-empresa#6
Toda terça, quarta e quinta-feira, às
16 horas, o Google oferece o Hangouts educativos ao vivo, que são
treinamentos voltados para a criação e gerenciamento de campanhas online.
Também há vídeos gratuitos com dicas para gerar mais cliques, como usar o
Google+ a favor do seu negócio, entre outros. Além disso, a ferramenta pode ser
usada para que o empresário se comunique em massa com os seguidores da sua
página ao ser vinculada com o YouTube.
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