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O NAE é um espaço de valorização e de desenvolvimento da criatividade, tem como proposta a promoção da inovação a partir do empreendedorismo.

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terça-feira, 29 de julho de 2014

COMO ADQUIRIR CAPACIDADE DE PENSAR CRIATIVAMENTE? CRIATIVIDADE, GENÉTICA E LADO DIREITO DO CÉREBRO: MITO E REALIDADE

A criatividade é a competência número um do futuro. É o ingrediente secreto do sucesso nos negócios. Steve Jobs já dizia: “quero por uma marca no universo”.
O que tem em comum Jobs, Einstein, Bezos, Da Vinci , Picasso ou John Lemon?

Os inovadores supostamente pensam com o lado direito do cérebro e a capacidade de pensar criativamente tem origem genética.
A maioria de nós acredita que algumas pessoas, nascem com genes criativos. Isto não acontece! A criatividade não é só um dom de genética, é também uma competência cognitiva.
As ideias criativas surgem de competências comportamentais que se pode adquirir. Dois terços de novas capacidades de inovação chegam por meio do aprendizado. Primeiro compreendemos a competência e depois a praticamos.
Se os inovadores podem ser feitos e não apenas nascem, como aparecem essas ideias?
Descobertas inovadoras ocorrem muitas vezes na interseção de disciplinas e campos diversos. Frans Johanssen é autor de “O Efeito Medici”, publicado pela Harvard Business School Press, em 2004. Criado na Suécia, obteve seu bacharelado em Ciência Ambiental na Universidade de Brown e cursou MBA pela Harvard Business School. Durante seu período na Universidade de Brown, Johansson começou “The Catalyst”, uma revista científica interdisciplinar, que tem como objetivo fazer a ponte entre as ciências e as humanidades por meio da arte e da literatura.
O Efeito Medici argumenta que as ideias mais inovadoras encontram-se nas interseções das diversas áreas, indústrias, disciplinas e culturas diversas. Johanssen descreve esse fenômeno referindo-se à explosão criativa que ocorreu em Florença, quando a família Medici reuniu criadores de um amplo leque de disciplinas – escultores, cientistas, filósofos, pintores e arquitetos.
Quando essas pessoas entraram em contato umas com as outras, criaram novas ideias nos pontos em que seus campos se encontravam e espalharam o Renascimento pela Europa, uma das mais inovadoras épocas da história humana.
As competências da descoberta que constituem o DNA do inovador são:
1 - Pensamento Associativo:
Os inovadores contam com uma competência cognitiva chamada associação. Pensamento associativo ou associação ocorre quando o cérebro procura sintetizar e tirar sentido de novas informações. A associação ajuda os inovadores a descobrir novas direções, fazendo ligações entre questões, problemas e ideias aparentemente sem relação entre si.
Descobertas inovadoras muitas vezes acontecem na interseção de disciplinas e em campos diversos.
2 – Questionamento:
Os inovadores são grandes questionadores, que mostram paixão pelo ato de perguntar. Suas questões desafiam com frequência o status quo. Jobs, por exemplo, perguntou porque o computador precisa de um ventilador. Fazem perguntas para saber como as coisas são, porque são assim e como ser moldadas ou repensadas. Suas perguntas provocam novas compreensões, ligações, possibilidades e direções.
Constatamos que os inovadores demonstram uma alta relação Pergunta/Resposta, onde as perguntas aparecem em número superior às respostas, em uma conversa normal.
3 –Observação:
Os inovadores são grandes observadores. Prestam atenção ao mundo a sua volta, incluindo clientes, produtos, serviços, tecnologias e empresas, e essas observações os levam a ter ideias que levam a novos meios de fazer as coisas. São os insights básicos.
A visita de observação de Jobs à fabrica da Xerox gerou o insight que foi o catalizador do mouse e do sistema operacional do Macintosh.
4 – Networking
Os inovadores gastam tempo e energia descobrindo e testando ideias por meio de uma rede diversificada de pessoas que têm conhecimentos e perspectivas diferentes.
Aconselhado por um colega da APPLE, Jobs visitou uma pequena empresa de computação gráfica que criava efeitos especiais para filmes. Fascinado comprou a empresa e deu nome de Pixar. Se não tivesse conversado com o colega, nunca teria comprado a Pixar e o mundo não se emocionaria com maravilhosos filmes animados.
Eles buscam novas ideias quando conversam com as pessoas capazes de oferecer um ponto de vista radicalmente diferente sobre as coisas.
5 - Experimentação
Os inovadores estão constantemente testando novas experiências e pilotando ideias novas. Exploram sem cessar o mundo intelectual, desafiam convicções e testam hipóteses. Visitam lugares diferentes e buscam, avaliam informações novas, provam para aprender fatos novos. Todos esses conhecimentos variados dão origem a ideias para inovações.
Jobs fez experiências toda a vida. Meditação, viver na Índia e ter aulas de caligrafia. Todos esses conhecimentos iriam originar ideias para inovações na APPLE.
Em resumo, as competências da descoberta constituem o DNA do inovador de ruptura ou código que produz ideias de negócios inovadores que são a competência cognitiva de associar e as competências comportamentais de questionar, observar, cultivar o networking e experimentar.
Características do DNA do Inovador:



Por: Célia Regina Ricotta Mussi - Consultora em Inovação
Fonte: www.talentech.com.br

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